Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 28 de novembro de 2025

BRASÍLIA (DF) - Cotado para disputar o Governo de Rondônia, o senador Confúcio Moura (MDB) preferiu não se envolver na derrubada dos vetos do presidente Lula (PT), que impediam o avanço da pavimentação da BR-319.
A votação ocorreu na última quinta-feira (27), em sessão conjunta do Senado e da Câmara Federal, e foi considerada uma vitória para os estados de Rondônia e Amazonas. Ao todo, 68 senadores votaram contra os vetos e 15 foram favoráveis à manutenção deles.
Na bancada rondoniense, apenas o senador Marcos Rogério (PL) votou para derrubar os vetos. Confúcio se absteve, enquanto Jaime Bagattoli (PL), apesar de ter registrado presença na sessão, não participou da votação.
Com esse resultado, a pavimentação da BR-319 está autorizada a iniciar. O texto da lei que passa a vigorar estabelece que “serviços e obras direcionados à manutenção e ao melhoramento da infraestrutura em instalações preexistentes ou em faixas de domínio e de servidão, incluídas rodovias anteriormente pavimentadas, ficam dispensadas da licença ambiental”.
A BR-319 possui cerca de 900 quilômetros de extensão, dos quais mais de 400 quilômetros ainda não são asfaltados.