Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 30 de dezembro de 2025

PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta terça-feira (30) recebeu o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (PODE), que apresentou um balanço das ações da gestão municipal e projetou avanços importantes para a capital rondoniense em 2026.
Ao falar sobre o desempenho da equipe de governo e os trabalhos realizados ao longo do ano, o prefeito Léo Moraes destacou o empenho dos servidores e as ações executadas pela administração municipal.
“Eu agradeço a dedicação do nosso time, que é muito técnico, como nunca antes foi montado. Mas, mais do que isso, de que adianta ser técnico se não houver dedicação? Eles fazem isso com amor, com vontade. Temos realizado a maior operação de limpeza da história de Porto Velho, estamos fazendo a diferença e melhorando a infraestrutura da nossa cidade”, disse.
Em outro momento da entrevista, ao abordar o cenário financeiro encontrado no início da gestão, o prefeito Léo Moraes explicou as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelo município.
“Nós recebemos a prefeitura como a capital com a menor capacidade de investimento do Brasil. Tivemos uma frustração orçamentária de quase R$ 140 milhões. Houve uma repactuação relacionada à população de Porto Velho, o que reduziu o repasse do Governo Federal, e ainda temos previsão de frustração para o próximo ano”, relatou.
Ao tratar das pautas ambientais e da realidade amazônica, o prefeito Léo Moraes defendeu que o debate precisa levar em consideração as particularidades da região Norte.
“Não adianta falar de meio ambiente a partir da Europa sem entender a nossa realidade. Precisamos avançar na regularização fundiária, entre outras ações que já estão sendo financiadas por meio de parcerias com o Governo Federal”, argumentou.
Falando sobre os problemas históricos de infraestrutura urbana enfrentados pela capital, o prefeito Léo Moraes afirmou que a questão nunca foi tratada com a seriedade necessária por gestões anteriores.
“A infraestrutura é um grave problema e nunca trataram essa questão com a devida seriedade. Estamos buscando medidas criativas. Não se trata apenas de alagar ou não, mas de quanto tempo essa água leva para escoar. Conseguimos recursos da nossa bancada no Congresso, assim como valores oriundos do PAC”, explicou.
Reconhecendo as limitações financeiras da administração municipal, o prefeito Léo Moraes ressaltou que a gestão atua dentro da realidade orçamentária disponível.
“Eu queria fazer muito mais, porém, infelizmente, os nossos recursos são escassos. É lógico que não conseguimos atender todas as demandas que desejamos, mas estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento”, falou.
Sobre a relação institucional com a Câmara Municipal de Porto Velho, o prefeito Léo Moraes afirmou que o diálogo tem sido pautado pelo respeito e pela cooperação.
“É uma relação muito respeitosa. Os vereadores apoiam as ações em prol da população, cada um dentro do seu papel”, pontuou.
Ao comentar os avanços na área da segurança pública, o prefeito Léo Moraes destacou a implantação de ações inovadoras na capital.
“Nós vamos avançar na saúde e na segurança pública. Inclusive, já começamos o trabalho da atividade delegada, que vai proporcionar uma nova realidade nas ações de segurança e representa uma iniciativa inovadora na região Norte”, destacou.
Encerrando sua participação no programa, o prefeito Léo Moraes convidou a população para participar das festividades de fim de ano organizadas pela Prefeitura de Porto Velho.
“Convidamos todos para a festa de Ano Novo que será realizada pela Prefeitura de Porto Velho, com shows e muitas atrações, para celebrar um ano que será de grandes conquistas para a nossa população”, concluiu.
Veja A Voz do Povo: