• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 9 de janeiro de 2026

Coronel que comandou tropa contra facções na capital pode assumir PM/RO

Glauber Souto é cotado para substituir Régis Braguim no comando da corporação


Redação

Publicada em: 08/01/2026 12:01:12 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Entre as mudanças previstas no governo de Rondônia para 2026 está a possível troca no comando da Polícia Militar do Estado (PM/RO). O atual comandante-geral, coronel Régis Braguim, deve deixar o cargo, abrindo espaço para a nomeação do coronel Glauber Souto, nome que vem sendo fortemente cogitado nos bastidores do Palácio Rio Madeira.

A eventual saída de Braguim não estaria relacionada às recentes pressões políticas enfrentadas pelo governador Marcos Rocha, mas sim ao fato de o coronel já ter sinalizado a intenção de disputar um mandato eletivo nas eleições de 2026, o que exigiria seu afastamento do comando da corporação.

A possível chegada de Glauber Souto tende a provocar uma mudança significativa no estilo de gestão da PM. Conhecido por um perfil mais técnico e discreto, o coronel tem aversão à exposição excessiva e mantém distância de agendas político-eleitorais, o que contrasta com a postura mais midiática do atual comandante.

Vale lembrar que, no início de 2025, foi o coronel Glauber quem assumiu, ao lado do vice-governador Sérgio Gonçalves (União), o comando direto das operações de enfrentamento às facções criminosas que ameaçaram a segurança pública em Rondônia. Na ocasião, liderou pessoalmente o alinhamento da tropa e coordenou as ações que resultaram no controle da situação.

Após a normalização do cenário, o comando foi devolvido ao governador Marcos Rocha, que havia retornado de férias. Nos bastidores do governo, a expectativa é de que uma ampla reforma administrativa seja anunciada ainda no início deste ano, podendo consolidar a mudança no alto comando da segurança pública.


Fale conosco