Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
PORTO VELHO: Nesta segunda-feira, 17, encerra o prazo para que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) julguem todos os pedidos de registro de candidaturas. Em Rondônia, o TRE tem tido muito trabalho nos últimos dias para dar conta do volume de pedidos. São 09 pedidos de candidaturas para o governo do estado, nove vices, 16 candidatos ao senado, 48 suplentes de senador, 106 candidatos a deputado federal e 363 candidatos à Assembleia Legislativa.
Até a gora o TRE/RO indeferiu a participação de 134 candidatos para a eleição de 7 de outubro
A maioria dos vetos são de candidatos a deputado estadual, mas há também nomes de pretensos governadores, senadores e deputados federais. Os candidatos têm até hoje para indicar o nome para que possam substituídos na coligação. O último a fazer essa substituição, foi o Deputado Federal Nilton Capixaba (PTB), que nesse domingo, 16, protocolou sua renúncia de sua candidatura, alegando motivos pessoais (está condenado a seis anos de prisão por envolvimento no escândalo das ambulâncias). No seu lugar, Capixaba colocou a esposa, Hosana Balbino.
Na lista dos 134 nomes indeferidos há ainda nomes como o do deputado Cleiton Roque (PSB) (que já desistiu do pleito) e dos candidatos ao Governo Pedro Nazareno (PSTU) e Comendador Valclei Queiroz (PMB), que devem recorrer.
O nome do senador Acir Gurgacz (PDT), embora tenha tido a sua candidatura impugnada pelo TRE/RO não faz parte da lista, porque seu registro foi deferido liminarmente pelo Tribunal Superior Eleitoral.