Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 5 de novembro de 2024
BRASIL - O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) acionará o Conselho de Ética contra o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) por ter divulgado áudio com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Kajuru divulgou em redes sociais no último sábado (11) áudio de uma conversa que teve com Bolsonaro sobre a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da covid-19 no Senado Federal.
Bolsonaro pediu ao senador para ampliar a CPI da covid para apurar também a conduta de prefeitos e governadores na pandemia do novo coronavírus. "Se não mudar a amplitude, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana. Tem que fazer do limão uma limonada. Por enquanto, é um limão que tá aí. Dá para ser uma limonada", afirmou.
Na conversa, o presidente pressiona ainda Kajuru para ingressar com pedidos de impeachment contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). "Tem de peticionar o Supremo para colocar em pauta o impeachment [de ministros] também. [...] Sabe o que eu acho que vai acontecer, eles vão recuperar tudo. Não tem CPI, não tem investigação de ninguém do Supremo", acrescentou.
Assessores jurídicos de Flávio, filho do presidente, elaboram a peça na manhã desta segunda-feira (12). O documento deve ser protocolado ainda hoje, informou a assessoria de imprensa, sob o argumento de quebra de decoro parlamentar.