• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 1 de outubro de 2024

Senadores são avisados de que CPI não poderá investigar prefeitos e governadores

Desde a semana passada, quando Luís Roberto Barroso determinou a instalação da CPI destinada a apurar a conduta do governo federal na pandemia...


uol

Publicada em: 13/04/2021 10:21:05 - Atualizado

Desde a noite de ontem, senadores estão sendo comunicados de que a Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado decidirá que a CPI da Covid não poderá investigar prefeitos e governadores.

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, aguarda a conclusão do parecer da área técnica para, possivelmente, ler a instalação da CPI da Covid ainda nesta terça-feira no plenário.

Desde a semana passada, quando Luís Roberto Barroso determinou a instalação da CPI destinada a apurar a conduta do governo federal na pandemia, a pressão tem sido grande, principalmente de governistas, para que as investigações envolvam também estados e municípios.

A Secretaria-Geral da Mesa Diretora, porém, sinalizou aos senadores que o regimento interno do Senado é claro ao dizer que “não se admitirá comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes aos Estados”.

“As CPIs do Banestado e dos Precatórios investigaram, sim, estados. Isso vai passar para a população brasileira a impressão de que querem investigar somente uma parte da verdade. A CPI que nós propomos apura a questão de verbas federais. Querem tapar o sol com a peneira. Isso vai pegar muito mal e o Senado vai se apequenar.”

Girão voltou a dizer que Pacheco deveria, ao menos, juntar as duas CPIs que já alcançaram o apoio mínimo exigido, para que as investigações sobre a atuação de gestores na pandemia sejam mais amplas.


Fale conosco