• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

CPI deve questionar presidente da Anvisa nesta terça, 11

Os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich foram os primeiros a comparecer à CPI.


g1

Publicada em: 11/05/2021 07:50:10 - Atualizado

A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (11) o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres. O chefe da Anvisa será o quarto depoente a falar à comissão parlamentar de inquérito.

Inicialmente, o depoimento de Barra Torres estava previsto para a tarde da última quinta-feira (6). No entanto, a audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, começou de manhã e terminou somente à noite, o que acabou inviabilizando a participação do chefe da Anvisa.

Os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich foram os primeiros a comparecer à CPI. Declarações feitas por Mandetta devem ser usadas para questionar a atuação do governo brasileiro na expansão do uso da cloroquina para combater a Covid-19. Estudos científicos demonstram que a substância, usada para tratamento de malária, não tem eficácia contra a Covid.

À CPI, o ex-ministro da Saúde contou ter sido chamado para uma reunião no Palácio do Planalto na qual foi apresentada uma minuta de decreto presidencial propondo alteração da bula da cloroquina a fim de que fosse incluída a previsão de uso medicamento no tratamento da Covid-19. De acordo com Mandetta, o presidente da Anvisa vetou a proposta.

Com a produção e distribuição de cloroquina na mira da CPI, senadores independentes e de oposição devem questionar Barra Torres sobre o episódio. O chefe da Anvisa falará na condição de testemunha – nesse caso, o depoente é obrigado a dizer a verdade e não pode ficar calado diante das perguntas.


Fale conosco