• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 14 de dezembro de 2025

Proposta PL que criminaliza prescrição de medicamentos sem comprovação

Aziz propõe ainda que seja incorrido na mesma pena "aquele que incentivar, por qualquer meio, a utilização de tais produtos".


Notícias ao Minuto

Publicada em: 22/05/2021 10:20:30 - Atualizado


BRASIL - O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), apresentou na sexta-feira, 21, um Projeto de Lei que criminaliza a recomendação de medicamentos sem comprovação científica.

O senador defende que seja tipificado no Código penal a conduta de "prescrever, ministrar ou aplicar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais sem a comprovação científica de sua eficácia no tratamento da doença apresentada pelo paciente". Aziz propõe ainda que seja incorrido na mesma pena "aquele que incentivar, por qualquer meio, a utilização de tais produtos".

No projeto, é citada a promoção do "tratamento precoce" contra a covid-19. "Ressalte-se que, além da ineficácia de tais medicamentos na prevenção ou no tratamento da doença causada pelo coronavírus, a sua utilização pode afetar a saúde dos pacientes, agravando a doença ou até mesmo levando-os a óbito", diz o documento.


Fale conosco