• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 2 de outubro de 2024

Senado aprova texto-base da MP da privatização da Eletrobras

Parecer teve placar apertado, de 42 a 37. Destaques serão analisados e medida provisória volta para a Câmara ao final da votação


R7

Publicada em: 17/06/2021 16:59:30 - Atualizado


BRASIL - O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (17) o parecer da medida provisória que prepara e autoriza a privatização da Eletrobras. O placar foi de 42 a 37. Ainda serão analisados destaques. Ao final da votação, a MP volta para a Câmara e precisa ser analisada até o dia 22, quando perde a validade.

Apesar do amplo placar na Câmara, de 313 votos, o texto sofreu resistências no Senado e o relatório do senador Marcos Rogério (DEM-RO) teve algumas versões entre ontem e hoje. O principal ponto de divergência era a questão das térmicas à gás em Estados onde não há gás, o que demandaria a construção de gasodutos. 

Os críticos ao texto defendiam que o novo modelo pode encarecer a energia, e o alto custo seria bancado pelos consumidores, pessoas físicas, empresas e indústria. Já os parlamentares favoráveis e o governo argumentam que o novo modelo pode levar a uma redução de 5% a 9% nas contas.



Fale conosco