• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 30 de abril de 2024

TRF-1 vai reabrir caso Adélio, responsável pela facada que quase matou Jair Bolsonaro

Um mandado de segurança da OAB questionou a legalidade das buscas no escritório de Zanone.


r7

Publicada em: 03/11/2021 17:38:59 - Atualizado

A assessoria de imprensa de Flávio Bolsonaro anuncia que o TRF-1 vai reabrir o caso Adélio Bispo, responsável pela facada que quase matou Jair Bolsonaro na campanha de 2018. Em dois inquéritos sobre o caso, a Polícia Federal concluiu que Adélio agiu sozinho e que não houve mandante do crime.

A defesa de Jair Bolsonaro não recorreu das decisões, mas a segunda investigação acabou comprometida com a suspensão da análise dos celulares do advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, ex-defensor de Adélio.

Um mandado de segurança da OAB questionou a legalidade das buscas no escritório de Zanone. No ano passado, Luiz Fux devolveu ao TRF-1 o recurso, que agora será analisado. Em sua decisão, Fux ressaltou que a discussão é sobre prerrogativa do advogado e não sobre a questão política da facada.

“É de se compreender que a Constituição da República reservou ao Supremo Tribunal Federal a competência estrita para o julgamento do recurso ordinário interposto em casos de crime político”, escreveu.

Uma decisão favorável do TRF-1 pode reabrir o caso, com a análise das comunicações de Zanone. A suspeita, no caso, é sobre quem financiou a defesa de Adélio, que não tinha dinheiro para pagar um advogado.

Segundo a assessoria de Flávio, o advogado Frederick Wassef representa Jair Bolsonaro no caso e vai dar uma coletiva com mais detalhes.


Fale conosco