Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 18 de setembro de 2025
Com dificuldades para achar um nome, o Palácio do Planalto resolveu deixar para depois do Carnaval a definição de quem será o novo líder do governo no Senado.
O cargo está vago há quase três meses, desde 15 de dezembro de 2021, quando o então titular do posto, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), deixou a liderança.
Segundo fontes palacianas, o presidente Jair Bolsonaro conversa especialmente com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu filho mais velho, para tomar sua decisão.
A dificuldade do Planalto tem sido encontrar um nome que, ao mesmo tempo, tenha boa capacidade de interlocução com senadores de diferentes alas, tope assumir a liderança em um ano eleitoral e agrade a Bolsonaro.
Cotados para o cargo, os senadores Jorginho Mello (PL-SC) e Marcos Rogério (PL-RO), por exemplo, teriam ambições eleitorais em seus respectivos governos estaduais.
Nesse cenário, ambos passariam boa parte dos próximos meses mais concentrados em suas pré-campanhas do que nas necessidades do Planalto na Casa Legislativa.
Como já noticiou a coluna, a tendência principal hoje tem sido convencer o atual líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), a acumular o cargo de líder no Senado.