• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 5 de julho de 2025

Base do governo se articula por urgência do PL que libera mineração em terras indígenas

Líder do governo coleta assinaturas para que o projeto seja discutido com urgência


r7

Publicada em: 04/03/2022 16:47:54 - Atualizado

O governo está mobilizando a base aliada na Câmara dos Deputados para aprovar o PL (projeto de lei) 191/2020, que autoriza atividades de mineração, agronegócio e obras de infraestrutura dentro de áreas demarcadas. O presidente Jair Bolsonaro (PL) usa o texto como uma das soluções na busca de alternativas para a interrupção no fornecimento de fertilizantes da Rússia, após o início da invasão da Ucrânia.

A oposição tem reagido e vai tentar barrar o avanço da matéria.

O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), colhe assinaturas para um requerimento de urgência ao projeto. A data da votação do requerimento de urgência será decidida na próxima reunião de líderes da Câmara, que ocorre tradicionalmente no início da tarde de terça-feira. A interlocutores, Barros diz defender a votação imediata, com a justificativa de que o governo está buscando alternativas para combater a inflação e manter o abastecimento.

Bolsonaro defendeu publicamente a aprovação do projeto em suas redes sociais: "Com a guerra Rússia-Ucrânia, hoje corremos o risco da falta do potássio ou aumento do seu preço. Nossa segurança alimentar e agronegócio (Economia) exigem de nós, Executivo e Legislativo, medidas que nos permitam a não dependência externa de algo que temos em abundância. Nosso Projeto de Lei n° 191 de 2020 ‘permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em terras indígenas’. Uma vez aprovado, resolve-se um desses problemas".

Nesta semana, a ministra da Agricultura brasileira, Tereza Cristina, disse que os estoques de fertilizantes do país devem durar até outubro, quando se intensifica o plantio da safra de grãos de verão.

O Brasil importa cerca de 85% do seu consumo de fertilizantes, sendo 98% de potássio, fornecido tanto pela Rússia como por Belarus.


Fale conosco