• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 6 de julho de 2025

Ministro Luiz Fux do supremo sinaliza antecipar para abril julgamento de Daniel Silveira

Inicialmente, ministro havia definido análise em maio, mas tem sido pressionado por integrantes da Suprema Corte


CNN

Publicada em: 30/03/2022 15:24:22 - Atualizado


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, sinalizou nesta quarta-feira (30) a integrantes da Suprema Corte que irá marcar para abril o julgamento da ação penal contra o deputado Daniel Silveira (União Brasil-RJ).

Inicialmente, o ministro havia definido que o julgamento ficaria para maio, mas integrantes da Suprema Corte defenderam ao presidente que ele seja antecipado diante da postura do parlamentar.

A avaliação de ministros da Suprema Corte, com os quais O SITE conversou, é de que a antecipação do julgamento seria uma maneira de dar uma resposta à insistência do parlamentar em não cumprir a ordem judicial.

Com a sinalização de antecipação, integrantes da Suprema Corte têm discutido nesta quarta-feira (30) a data mais adequada, já que no mês de abril haverá dois feriados nacionais.

Em caráter reservado, ministros da Corte afirmam que a tendência é de condenação do parlamentar. Silveira é acusado de cinco crimes previstos na Lei de Segurança Nacional.

A decisão, se for confirmada, será uma forma de o STF marcar posição em defesa dos ministros e da instituição.

Silveira foi detido em fevereiro de 2021 por ter divulgado um vídeo com ameaças aos integrantes do tribunal. Em novembro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a soltura do parlamentar, mas fixou medida cautelares.

O deputado federal foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da União) em fevereiro de 2021 por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional e no Código Penal após fazer ataques e ameaças a integrantes do STF nas redes sociais. 


Fale conosco