• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 7 de julho de 2025

Prefeitos confirmam a comissão do Senado denúncias de tráfico de influência no MEC

Denúncias de corrupção foram confirmadas pelos prefeitos Gilberto Braga, de Luís Domingues (MA)


cnn

Publicada em: 05/04/2022 15:54:57 - Atualizado

Durante a Comissão de Educação (CE) do Senado, que avalia as denúncias sobre a suspeita de que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro praticava beneficiamento indevido na destinação de verbas públicas do Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira (5), três prefeitos convidados foram ouvidos e disseram que pastores cobravam propina em dinheiro e ouro para conseguir liberação das verbas no MEC.

Dois prefeitos do Maranhão, cujos municípios receberam recursos para obras de creches e escolas, admitiram contato com os pastores acusados de tráfico de influência, mas garantiram não ter recebido pedido de propina.

As denúncias de corrupção foram confirmadas pelos prefeitos Gilberto Braga, de Luís Domingues (MA); José Manoel de Souza, de Boa Esperança do Sul (SP); e Kelton Pinheiro, de Bonfinópolis (GO). Segundo o prefeito Braga, Arilton teria dito a ele: “Você vai me arrumar 15 mil pra eu protocolar as suas demandas. Depois que o seu recurso já estiver empenhado, você, já que sua região é de mineração,vai me trazer um quilo de ouro”.

Calvet Filho, prefeito de Rosário (MA), e Hélder Aragão, de Anajatuba (MA), negaram ter recebido pedidos de propina. De acordo com os relatos, as cobranças de propina partiam do pastor Arilton Moura, que tornava possível reuniões com o ex-ministro e com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte.


Fale conosco