• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 7 de julho de 2025

Bolsonaro é 'ovo da serpente' chocado no impeachment, diz Dilma a estudantes na Alemanha

Ex-presidente fez palestra por videoconferência no seminário Brazil Summit Europe


g1

Publicada em: 23/04/2022 10:45:19 - Atualizado

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou neste sábado (23) a alunos de uma universidade alemã que o presidente Jair Bolsonaro é resultado de um “ovo da serpente” chocado durante o impeachment sofrido por ela em 2016.

A declaração foi dada durante a Brazil Summit Europe, organizada por alunos e ex-alunos brasileiros da Hertie School, escola de governança e administração pública alemã. O evento também prevê palestras dos ministros Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal; da ex-ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira; o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta; o médico Drauzio Varella; e o CEO da Volkswagen Caminhões, Roberto Cortes.

“Sabemos que [Jair] Bolsonaro é resultado do ovo da serpente chocado no golpe de 16, no discurso de ódio que o sustentou e na interdição do presidente Lula”, afirmou.

A exemplo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que até a manhã deste sábado não tinha se manifestado sobre o decreto de Bolsonaro de perdão de pena ao deputado aliado Daniel Silveira (PTB-RJ), Dilma também não tocou no assunto.

Para a ex-presidente, o governo Bolsonaro tem atuado para diminuir direitos do povo brasileiro que “vêm sendo roubados” desde o que ela classifica como um “impeachment fraudulento”.

O impeachment de Dilma Rousseff foi aprovado pelo Senado em agosto de 2016, depois de passar também pela Câmara. Os parlamentares entenderam que a então presidente cometeu crime de responsabilidade ao editar três decretos de créditos suplementares sem autorização do Legislativo e ao praticar as chamadas “pedaladas fiscais”, que consistiram no atraso de pagamentos ao Banco do Brasil por subsídios agrícolas referentes ao Plano Safra.


Fale conosco