Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 6 de julho de 2025
A pesquisa que deve nortear a escolha de uma candidatura única da terceira via à presidência da República deve ser apresentada no próximo dia 18. O anúncio foi feito nesta quinta-feira por MDB, PSDB e Cidadania , cujos dirigentes tentam chegar a um acordo para viabilizar uma chapa alternativa à polarização.
O levantamento deve ser realizado pelo Instituto Guimarães Pesquisa e Planejamento e deve levar em consideração tanto critérios de pesquisa quantitativa, quanto qualitativa.
A discussão sobre a candidatura, no entanto, está cercada de divergências entre os partidos e pré-candidatos como a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e o ex-governador João Doria (PSDB).
O MDB e Tebet querem que a decisão leve em consideração o potencial de crescimento do candidato em pesquisas qualitativas, o que colocaria Doria em desvantagem. Isto porque o paulista precisa aplacar uma rejeição de quase 30%, a mais alta entre os nomes de centro.
Doria defendia que a definição do candidato tome como base pesquisas quantitativas, já que na média dos levantamentos ele pontua melhor que Tebet.
A proposta dos parâmetros foi apresentada pelo MDB e acabou aceito pelas outras siglas, o que foi lido internamente como mais um sinal de enfraquecimento de Doria.