Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 6 de julho de 2025
BRASIL-A disputa por uma vaga ao Senado por São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, segue indefinida a menos de cinco meses das eleições de outubro deste ano. O cenário aponta para uma fragmentação de candidaturas nos campos da direita e da esquerda.
O Republicanos tem como pré-candidato ao governo do estado o ex-ministro da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas. De acordo com lideranças da sigla ouvidas pela reportagem, o partido analisa lançar na chapa o apresentador José Luiz Datena ao Senado.
"Estamos analisando os diversos nomes postos, e a tendência é que seja o Datena", disse uma fonte que participa das negociações. "Mas também temos outros nomes, como Paulo Skaf. O objetivo é criar musculatura na chapa de Tarcísio", completou.
De olho nas eleições, Datena se filiou recentemente ao PSC (Partido Social Cristão). Na ocasião, o partido divulgou uma nota em que afirmou que o apresentador iria "caminhar" junto com Tarcísio. A filiação ocorreu como resposta à filiação do ex-juiz Sergio Moro ao União Brasil, partido ao qual o apresentador era filiado anteriormente.
A reportagem apurou que o presidente Jair Bolsonaro vê com bons olhos a candidatura de Datena e tem conversado com Tarcísio sobre a eventual chapa. Caso o apresentador não pleiteie o cargo nas eleições de outubro, há espaço para outras candidaturas que buscam o selo de bolsonarista no estado. É o caso da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e da deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB-SP).