Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 6 de julho de 2025
BRASIL: O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu nesta quinta-feira (19) uma reforma política que coloque fim à reeleição para a presidência da República no Brasil.
"A reeleição é uma tragédia brasileira. [...] Era melhor que houvesse um mandato de cinco anos, sem reeleição, sincronizado. Faz uma política uma vez a cada cinco anos, não uma vez a cada dez minutos", destacou.
Apesar da avaliação, ele avalia que a alteração no sistema eleitoral deve ser feita no próximo mandato do presidente Jair Bolsonaro. "Tomara que o presidente faça a reforma política."
"Se tivesse tido um [governo] Fernando Henrique, um Lula, uma Dilma, dava para ter um Bolsonaro. Com duas [gestões] Dilma, dois Fernando Henrique e dois Lula, talvez precise de dois Bolsonaro", ironizou Guedes.
De acordo com Guedes, as críticas de que há uma tentativa de golpe no Brasil é causado pelos adversários do governo. "A esquerda ficou 30 anos no poder e quem está em risco são eles, que perderam a eleição, não a democracia brasileira", ressaltou.
Guedes citou ainda que deseja estar no eventual segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro, caso a aliança de centro-direita permaneça forte e reformista. "Se essa coalizão, que é o caminho da prosperidade seguir, é natural que eu ajude, apoie e esteja lá”, previu.