• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024

O que se sabe sobre os casos de gripe aviária no Brasil e como é feita a vigilância

Ministério da Saúde destaca que não foram confirmados casos de influenza aviária em humanos no país até o momento


CNN

Publicada em: 31/05/2023 17:57:48 - Atualizado


BRASIL - Autoridades de saúde acompanham a crescente detecção de surtos de gripe aviária em aves silvestres e de criação em diversos países. Em janeiro, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta enfatizando a importância do controle da infecção em aves como a principal medida para reduzir o risco para humanos.

No Brasil, os primeiros casos de influenza A (H5N1), ou gripe aviária, foram registrados em aves silvestres no dia 15 de maio. Até o momento, foram confirmados laboratorialmente 13 casos da doença em animais, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Entre os casos, estão nove no estado do Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares, Itapemirim, Serra e Piúma, três casos no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra, Cabo Frio e Ilha do Governador, e um no sul do Rio Grande do Sul.

No dia 17 de maio, o Ministério da Saúde anunciou o primeiro caso suspeito da doença em humano no Brasil. O paciente é um homem de 61 anos, funcionário de um parque em Vitória, no Espírito Santo, onde foi encontrada uma ave com teste positivo. Os testes conduzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) descartaram a hipótese de influenza aviária. Desde então, foram analisados e descartados outros casos suspeitos no Brasil.

O Ministério da Saúde destaca que, até o momento, não foram confirmados casos de gripe aviária em humanos no país.



Fale conosco