Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 26 de novembro de 2024
BRASIL: À CNN Rádio, a hematologista Luciana Tucunduva explicou a diferença entre as doenças e quais são os tratamentos mais comuns
Ela explica que há três tipos de células no sangue: os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas.
Os vermelhos são aqueles que levam oxigênio para tecidos, os brancos são de defesa contra bactérias, vírus e fungos; e as plaquetas são as células de coagulação.
A anemia acontece quando há “queda dos glóbulos vermelhos no sangue” por vários motivos diferentes, como “deficiência de ferro ou de vitaminas.”
De acordo com a médica, a anemia “é extremamente comum”, e pode inclusive ser sintoma de diversas outras doenças, como lúpus ou de origem imunológica.
Para identificá-la, um exame simples de sangue basta. Já o tratamento varia, podendo ser reposição oral de ferro.
Leucemia
A leucemia é um câncer da célula de sangue. Esta célula “que dá origem a todas as outras fica ‘doente’ e tem dificuldade de produzir células saudáveis.”
A hematologista destaca que há diversos tipos diferentes, entre agudas e crônicas.
No caso das agudas, há dificuldade de produzir células saudáveis, e geralmente pacientes chegam ao prontos-socorros com sintomas de mal-estar, como palpitação, falta de ar e cansaço.
Neste caso, ela é tratada com internação e quimioterapia, de forma geral.
Já nas crônicas, mão há perda na capacidade de formar novas células, mas há alterações nelas e não há tratamento, na média, ela não causa problemas.