Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
Imagem: reprodução shutterstock.com
Doença crônica, que causa dores e rigidez nas articulações do corpo, a artrite pode ser controlada, dando ao paciente mais qualidade de vida. Em média, 95% dos pacientes em tratamento adequado - ou seja, a grande maioria - consegue viver normalmente, segundo dados do Ministério da Saúde sobre a patologia.
Além do tratamento medicamentoso, indicado pelo especialista conforme cada caso e cada quadro clínico, algumas medidas alternativas também auxiliam na melhora do paciente, como por exemplo inserir no cardápio diário alguns alimentos que contém nutrientes importantes para o organismo.
Entre os alimentos indicados no combate aos sintomas da artrite estão:
Peixes: os peixes como o salmão, que contém óleos benéficos para o organismo, são os mais indicados. Sardinha e atum também entram na lista. Ambos são ricos em ômega-3, com propriedades anti-inflamatórias, e de quebra ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e na regeneração de tecidos.
Azeite de oliva: também rico em ômega-3, o azeite de oliva também conta com polifenóis, vitamina E e beta-caroteno, com ação anti-inflamatória e antioxidante.
Linhaça e chia: com propriedades excelentes para o organismo como um todo, as duas sementes são excelentes fontes de diversos nutrientes. A linhaça é rica em vitamina E, fibras e ácidos graxos essenciais, reduzindo o colesterol ruim. A chia ajuda na manutenção da massa muscular e previne contra doenças cardiovasculares. Ambas possuem notável efeito anti-inflamatório.
Espinafre: verdura riquíssima em nutrientes, o espinafre contém vitaminas A, C e E, cálcio, potássio, ferro, ômega-3, ácido fólico, luteína, carotenoides e bioflavonoides. Com propriedade antioxidante, auxilia inclusive na prevenção a alguns tipos de câncer.
Além de reforçar a alimentação, outras atitudes contribuem para a redução dos incômodos da artrite.
Exercícios físicos: opte por práticas leves, buscando o fortalecimento da musculatura e a flexibilidade do corpo.
Palmilhas especiais: a utilização de palmilhas em gel auxilia na redução do impacto nas articulações durante a movimentação diária, existem modelos específicos que ajudam a combater a artrite nos pés e pernas.
Alongamentos: alongue-se pela manhã, após muito tempo na mesma posição e ao final do dia. Os alongamentos mantêm o corpo flexível e aliviam as dores.