Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
O aparecimento dos dentes não é um daqueles marcos que acontecem de uma só vez. A mudança do sorriso desdentado para uma boca cheia de dentinhos é um rito de passagem que pode se estender pelos três primeiros anos de vida do seu filho.
Talvez você não saiba, mas um em cada 2.000 bebês já nasce com um dente, ou mesmo até dois! Mas a grande maioria das crianças tem o primeiro dentinho aos 6 ou 7 meses de idade.
Os mais precoces podem romper o primeiro dente (normalmente o incisivo central inferior) já com 3 meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano.
Os últimos dentes (os segundos molares, no fundo da boca) costumam já ter nascido no segundo ano de vida. Com 3 anos, seu filho deve ter o conjunto completo: 20 dentes de leite
Como ajudar o bebê
Não há nada que se possa fazer para apressar o surgimento dos dentes, mas dá para aliviar o incômodo do bebê.
Primeiro, dê à criança alguma coisa para morder, como um mordedor. Se estiver gelado, o alívio será maior. Mas não dê nada direto do freezer para o bebê, porque a temperatura fria demais pode machucar as gengivas.
Quando se preocupar
Os dentes de bebês prematuros podem demorar alguns meses a mais para nascer. Quando a criança completa 1 ano sem sinal de dente, é aconselhável falar com o pediatra.
Caso seu bebê esteja com todos os sinais de que os dentinhos estão vindo -- babando, com a gengiva inchada --, mas parece estar com uma dor excessiva (chorando inconsolavelmente, por exemplo), leve-o ao médico.