Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
BRASIL - O terreno para a construção do Centro que ampliará o atendimento odontológico na região do baixo Madeira foi doado e as fundações erguidas pela comunidade e membros da equipe dos Doutores Sem Fronteiras.
Quando as águas do rio subirem, o transporte de madeira também doada, será feito com segurança.
Mas, para o Centro de Apoio ficar pronto é preciso que muitos ajudem com doações.
Duas etapas de campanhas de arrecadação estão em andamento.
A primeira é para conseguir quem doe telhas, caixa d’água, fios, tomadas, janelas, portas, pias, vasos sanitários, divisórias de PVC, forro, fogão, geladeira, torneira, central de ar e qualquer mobília útil ao Centro.
A segunda etapa será focada na doação de cadeiras odontológicas que serão utilizadas nas regiões ribeirinhas e também em aldeias indígenas com a Campanha Sorrisos da Amazônia, feita em parceria com a Kanindé, Associação de Defesa Etnoambiental.
Há quatro anos a equipe dos DSF vem a Porto Velho atender ribeirinhos e no último mês de julho também se deslocou à aldeias indígenas na região central do estado.
Só este ano, foram mais de 800 procedimentos dentários nas aldeias e quase 3 mil nas comunidades ribeirinhas, muitos para tratamento de canal.
O desafio é provar possível um atendimento que custa caro, a custo zero às comunidades de regiões de difícil acesso.
Com o Centro de Apoio no distrito de Nazaré e a aquisição de mais cadeiras odontológicas, além do atendimento ampliado, futuros dentistas também poderão participar do projeto.
A aprendizagem e a boa ação poderá ser compartilhada com estudantes locais.
Os Doutores Sem Fronteiras possuem página no Facebook e também o site www.dsf.org.br. Quem preferir pode usar também o e-mail apoie@dsf.org.br.
A previsão é a de que o Centro no distrito ribeirinho de Nazaré seja inaugurado em julho de 2018, por isso é fundamental que as doações do material necessário à construção sejam feitas.
Este blog também está engajado na campanha para dar informações e recolher arrecadações.