Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
Os pés são, possivelmente, a parte do corpo à qual as pessoas prestam menos atenção. Salvo os meses mais quentes, em que os cuidados são redobrados porque andam à vista, os pés acabam por passar grande parte do ano dentro meias e sapatos e quase sem que alguém lhes ponha a vista em cima. Mas está na hora de olhar para os pés com olhos de ver.
Como destaca a médica podologista Melisa Lockwood, quando se repara em "mudanças no pés", tal não deve ser sempre visto como algo a desvalorizar, pois pode, na verdade, ser o sinal mais claro de que é preciso visitar um médico.
A falta de sensibilidade nos dedos dos pés e/ou a mudança de cor dos mesmos (quando passam a ficar ligeiramente brancos ou, pior, em tons de roxo) é um dos momentos em que importa consultar um médico, pois este é um dos indícios mais claros de que existe um problema de circulação. No caso das mulheres, diz a especialista à revista norte-americana Women's Health, esta mudança de cor nos dedos dos pés pode indicar a síndrome de Reynaud, uma doença que faz com que as extremidades do corpo mudem de cor face às temperaturas frias.
Salvo casos em que se está numa má posição, a sensação de formigueiro nos pés ou nos dedos dos pés pode ser um sinal de diabetes, diz a especialista, destacando que são os podologistas que, muitas vezes, fazem o primeiro diagnóstico de diabetes olhando apenas para os pés dos pacientes.
Já as "diferentes tipos de linhas nas unhas" podem espelhar uma carência vitamínica desencadeada pela má alimentação, conclui.