Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 19 de abril de 2025
TECNOLOGIA - Um levantamento feito pelo laboratório de segurança DFNDR Lab apontou que mais de 30 perfis falsos de bancos brasileiros estão circulando no Facebook. Até o momento, mais de de mil pessoas curtiram páginas fraudulentas de instituições como Itaú, Caixa Econômica e Banco do Brasil.
Os especialistas afirmam que as páginas investem em recursos visuais bem detalhistas para enganar seus alvos. Clientes desavisados podem clicar em links destes perfis e cair em páginas falsas. Nestes sites, cibercriminosos pedem dados pessoais como número da conta e senha. Por isso, todo cuidado é pouco.
Segundo o 'Techtudo', DFNDR Lab informou que este tipo de golpe está cada vez mais frequente. Só em 2017, um aplicativo desenvolvido pela empresa bloqueou mais de 1 milhão de páginas falsas no Facebook.
Para não cair em armadilhas, procure sempre checar se a página possui um selo de verificação. Com este "check azul", a rede social garante que aquele perfil é oficial. Outra alternativa é entrar no site do seu banco e verificar se há algum link que te encaminhe direto para as redes sociais da instituição.
Continua na dúvida se o perfil é verdadeiro? Neste caso, é preferível ligar para o banco ou, até mesmo, ir a uma agência bancária e falar com funcionários. Assim, eles podem garantir que a página é verdadeira - e que você não corre nenhum risco.