• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 22 de fevereiro de 2024

MPE tem elementos fortes; Marcos Rogério reuniu-se com Mariana e Fernando...


Por Robson Oliveira

08/02/2024 10:23:38 - Atualizado

CASSAÇÃO

Embora o governador Marcos Rocha tenha sido absolvido na Ação de Investigação Judicial Eleitoral por maioria dos votos, o Ministério Público Eleitoral recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral requerendo a cassação da chapa e a inelegibilidade do governador e vice. Após a votação no TRE, a assessoria do governador chegou a tripudiar dos fatos investigados antes do trânsito em julgado.

TECNICIDADE

Um ex-ministro do TSE ouvido pela coluna revelou em off que o recurso intentado pelo Ministério Público Eleitoral tem elementos fortes para tornar o governador Marcos Rocha e o vice Sérgio Gonçalves inelegíveis por oito anos, mas tudo dependerá muito das análises técnicas que devem nortear o julgamento. E que os elementos apontados pelo MPE no recurso são robustos o suficiente para limar os dois mandatos.

NEGACIONISTAS

A fonte lembrou também do conteúdo político que será observado nestas votações, especialmente nos casos envolvendo políticos ligados ao negacionismo. Como o governador de Roraima também tem pedido de cassação a ser analisado na Corte Superior, mesmo Rocha sendo um imberbe, é melhor colocar as barbas de molho.

ARROGÂNCIA

Após vencer os três julgamentos no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, o entorno governamental foi às redes sociais com gozações de pedido de música ao fantástico, numa clara alusão ao quadro do programa global aos artilheiros que fazem três gols numa mesma partida. O comportamento arrogante em tripudiar com os adversários sempre foi uma marca do bolsonarismo, tão bem representado em Rondônia pelo staff do governador. No julgamento no TSE é difícil prever antecipadamente o resultado, apesar das três vitórias consecutivas na corte rondoniense, mas é o suficiente para baixar a empáfia da entourage que rodeia Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves.

CRÍTICAS

Outro dia um governista perguntou a este cabeça chata porque a coluna é tão hostil ao governo estadual e quais ações de Marcos Rocha poderiam merecer elogios. Respondemos: a coluna não é espaço para publicação de releases governamentais, nem tão pouco aceita mimos oficiais. No entanto, reconhece que há várias ações estruturantes em andamento do governo Marcos Rocha que merecem elogios, a exemplo do DER e Detran. Mesmo não sendo um governo auspicioso, também não é medíocre. Não há hostilidade da coluna em relação ao governo, o que há é independência. Apontar erros é obrigação do jornalista para que sejam corrigidos. Os elogios, deixo aos apaniguados.

MOVIMENTAÇÃO

O senador Confúcio Moura (MDB) está tão ativo nos bastidores da política rondoniense como nunca e tem mantido contatos com vários partidos não alinhados com o governador, visando reunir nas eleições municipais o maior número de partidos e pessoas numa frente popular que seja capaz de frear o avanço avassalador dos extremistas em Rondônia.

UNIDADE

É uma tarefa árdua, mesmo para um político experiente quanto Moura, uma vez que no estado os votos obtidos por este espectro ideológico são volumosos e tendem a continuar altos, mesmo que, nas eleições municipais, a tendência é que as questões locais sejam mais importantes na escolha do prefeito do que as ideológicas. O senador tem investido muito no diálogo para que as forças mais progressistas da capital caminhem juntas numa candidatura única, visto que em Porto Velho o discurso extremado não é tão forte quanto no interior do estado.

OUTRO LADO

Os partidos de direita também estão conversando entre si, o PL do senador Marcos Rogério, por exemplo, reuniu-se semana passada na casa do ex-deputado estadual Leudo Buriti, em Ji-Paraná, com o provável candidato a prefeito da capital deputado federal Fernando Máximo, atualmente filiado ao União Brasil. Marcos Rogério também se reuniu com Mariana Carvalho (Republicanos) e formalizou o convite para que se filie ao PL, embora o partido tenha como aspirante à vaga de alcaide o deputado federal coronel Crisóstomo.

DEPENDÊNCIA

O deputado Coronel Crisóstomo mandou mensagem à coluna para explicar que é pré-candidato a prefeito da capital, mas dependerá do que a direção Nacional do PL definir sobre a candidatura. Aproveitou para enviar um vídeo de uma live de Bolsonaro onde ressalta que o coronel é uma pessoa da sua confiança (Bolsonaro). Portanto, de acordo com o deputado, a candidatura a prefeito de Porto Velho está na dependência daquilo que definirem os dirigentes nacionais do PL. Caso opte por outra, nada a obstar.

POSITIVISTA

Coronel Crisóstomo insistiu para que este cabeça chata registrasse na coluna que é um positiva puro sangue. O positivismo tem como precursor o filósofo francês Augusto Comte, que, entre outras premissas filosofais, consagrou a fórmula da corrente de pensamento na seguinte frase: “Amor por princípio, a Ordem por base, e o Progresso por Fim”. Sintetizando em amor, ordem e progresso, as duas ultimas palavras foram introduzidas em nossa bandeira nacional. O curioso é que o pensamento de Comte tem como premissa que ‘apenas os conhecimentos científicos eram verdadeiros’. Entretanto, os autointitulados positivistas negacionistas proclamam o contrário.

SOBRINHO

Quem voltou à ativa política depois de vencer alguns obstáculos judiciais (outros processos ainda estão na fila para julgamento) foi o ex-prefeito Roberto Sobrinho, sem partido. Numa reunião com o senador Confúcio Moura, Sobrinho fez questão de avisar que não está disposto a disputar uma candidatura neste pleito, embora queria participar da campanha na condição de consultor e articulador. Desfiliado do PT em razão de intrigas internas, Roberto Sobrinho ainda mantém influência na agremiação e deverá coordenar a candidatura a vereador do atual presidente do PT municipal, Israel Trindade. Uma terceira candidatura a prefeito de Sobrinho é pura lorota. Já em 2026, é outro papo. Ele pretende se viabilizar para uma vaga na Câmara Federal. É um animal político nato e não deve nunca ser subestimado.

INTROSPECÇÃO

Março vem com nuvens carregadas: são as famosas “águas de março”.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.