Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO RO - Nesta sexta-feira (8), às 8h, acontece a abertura do workshop sobre apicultura, na Biblioteca Francisco Meireles, em Porto Velho. O evento marca o lançamento oficial do Programa Mel do Porto, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sugerida pelo prefeito Hildon Chaves como alternativa para os produtores rurais de pequeno e médio porte, notadamente os que se enquadram na agricultura familiar.
A programação vai até as 15h30, com entrega de certificados aos participantes. Muito importante na programação, serão as palestras que acontecem ao longo do dia. A primeira será às 9h, com a agrônoma Lais Mary Lisboa de Lima, que falará sobre a importância das abelhas para a agricultura.
Às 9h30, José Aparecido Buziquia, presidente da Associação dos Apicultores da Zona da Mata, apresentará um painel sobre experiências. Ele é convidado especial por ser pioneiro na criação de abelhas em Rondônia, com 30 anos de experiência nesse tipo de produção.
Às 10h15, o técnico do Senar Valdemir Suhre falará sobre causas e efeitos da apicultura no meio ambiente e, às 11h, Elias Robles Solis, auditor do Ministério da Agricultura, vai falar sobre exigências técnicas para liberação do selo de inspeção federal, que permite a comercialização de produtos em todo o território nacional.
Às 11h30, Diego Brito, do Banco da Amazônia e Manoel Serra, da Acrecid/Banco do Povo, esclarecem dúvidas a respeito de linhas de crédito para apicultores. Às 13h30, o youtuber Tiago Nunes, do canal TNA Nunes apresentará painel de experiências no manejo de apis e sua participação é considerado pelos organizadores como o ponto alto do evento.
Às 15h, o engenheiro agrônomo Luis Carlos Coelho de Menezes faz avaliação do evento e promove a entrega de certificados e às 15h30, o secretário Luis Cláudio da Agricultura encerra o evento.
Além das palestras, o workshop terá exposição de equipamentos e produtos usados no manejo de abelhas, inclusive uma colmeia com enxame. Segundo Luis Cláudio, esse evento é o primeiro passo de uma série de ações para transformar Porto Velho num grande produtor de mel.
“Dentro do Programa Mel do Porto vamos oferecer cursos de capacitação, com vagas exclusivas para mulheres, distribuir caixas para a formação de colmeias aos que fizerem o curso e mostrarem aptidão para a atividade”, disse. O I Whorkshop de Incentivo a Produção de Mel é realizado em parceria com a Apam a- Associação dos Apicultores e Meliponicultores da Amazônia.