• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Homem é preso pela PF pelo crime de ‘sextorsão’ contra adolescente em Teresina

Crime se refere à ameaça de divulgação de conteúdo de violência sexual, prática contra a adolescente pode ser enquadrada como estupro de vulnerável


EMOFF

Publicada em: 03/07/2024 11:48:13 - Atualizado

BRASIL: A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira, 03, uma nova fase da “Operação Carcará” no combate a crimes sexuais no Piauí. Desta vez, a PF efetuou a prisão de um homem, em Teresina, acusado de ameaçar uma adolescente sobre a divulgação de fotos íntimas. De acordo com a operação, o homem chantageava a garota com o intuito de obter mais fotos e vídeos íntimos da jovem. Além do crime de extorsão, o homem também é acusado de produzir a armazenar conteúdo sexual infantojuvenil.

A prática criminosa realizada pelo homem, que não teve sua identidade revelada, é conhecida como “sextortion” — extorsão sexual, ou “sextorsão”, em português — e pode ter como objetivo a obtenção de vantagem financeira, de constrangimento da vítima ou mesmo obrigar a vítima a fazer algo. A prática criminosa pode ser enquadrada como extorsão (artigo 158) ou até mesmo como estupro (artigo 213) dependendo da situação. Se a vítima for menor de idade, o crime é agravado. A Polícia Federal ressalta a importância de denunciar, mesmo sendo um tema sensível, para que a vítima não se torne refém do criminoso.

A PF divulgou uma nota sobre a operação e reforçou que esse tipo de crime “é uma forma de violência grave, que pode levar a consequências extremas”. O homem preso durante a operação havia produzido e armazenado imagens e vídeos com conteúdo de violência sexual infantojuvenil da vítima, o que caracteriza duas práticas criminosas (produzir e armazenar), além do agravante de a vítima ser menor. Além disso, ele ainda deverá responder pelo crime de estupro de vulnerável.

A prisão ocorreu como consequência do cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela 3ª Vara Criminal Federal do Piauí em mais uma fase da Operação Carcará. A operação da Polícia Federal busca combater os crimes de abuso sexual infantil ao interromper crimes de armazenamento e produção de arquivos digitais com conteúdo sexual infantojuvenil por meio da internet.



Fale conosco