• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de julho de 2024

Polícia Civil do Rio de Janeiro desarticula grupo que 'hackeava' sistema do Banco do Brasil

Criminosos aliciavam funcionários para invadir o sistema da instituição bancária


odia

Publicada em: 09/07/2024 11:41:13 - Atualizado

BRASIL: Uma operação da Polícia Civil deflagrada na manhã desta segunda-feira (8) desmantelou uma quadrilha que invadiu o sistema interno do Banco do Brasil (BB) para praticar crimes. Até a última atualização deste texto, três pessoas haviam sido presas. Os agentes tinham o objetivo de cumprir seis mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão. Foram recolhidos telefones celulares, veículos, uma arma de fogo e documentos.

As investigações se iniciaram após a prisão em flagrante de um terceirizado da instituição logo após ter instalado um dispositivo eletrônico na rede do banco. Os criminosos aliciavam funciorários para conseguirem acessar a rede de diversas agências. Os suspeitos também compravam credenciais e chegaram a pagar R$ 100 mil por uma delas.

A polícia descobriu que o grupo tem diversas células e vem praticando sistematicamente dezenas de crimes em todo território nacional, causando prejuízos milionários à instituição financeira.

Ao longo da investigação foram identificados líderes da associação criminosa, responsáveis pelo aliciamento e pagamento de funcionários, por acessar o sistema bancário e realizar operações como troca de biometria, foto e documentos de clientes. Posteriormente, os criminosos aplicavam técnicas para realizarem saques e transferências de valores.
Os presos foram indiciados por invasão de dispositivo informático e associação criminosa.


Fale conosco