• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 19 de novembro de 2024

"Kids pretos" golpistas queriam envenenar Lula e Moraes; veja o que a PF descobriu

Grupo considerou idade e saúde do presidente em plano; tentativa golpista foi discutida na casa do general Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro


IG

Publicada em: 19/11/2024 11:11:36 - Atualizado


BRASIL: Os militares suspeitos de planejar um golpe de Estado presos nesta terça-feira (19) pela Polícia Federal (PF) queriam envenenar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A informação está na decisão do próprio Moraes, que autorizou a operação da PF.

No documento, tornado público nesta terça, a PF alega que os militares criaram um grupo chamado "Copa 2022", para organizar as etapas do plano golpista, em que usavam codinomes relacionados aos países da Copa do Mundo para se comunicarem.

Além disso, a PF descobriu que planejavam monitorar o deslocamento de autoridades em novembro de 2022, logo após as eleições de Lula.

Entre as ações cogitadas pelo grupo, estava a de envenenar o ministro Alexandre de Moraes.

"Foram consideradas diversas condições de execução do ministro Alexandre de Moraes, inclusive com o uso de artefato explosivo e por envenenamento em evento oficial público. Há uma citação aos riscos da ação, dizendo que os danos colaterais seriam muito altos, que a chance de ‘captura’ seria alta e a chance de baixa [termo relacionado a morte no contexto militar] seria alta", diz um trecho.


Fale conosco