Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 1 de abril de 2025
BRASIL: O ex-assessor de 21 anos da Câmara de Goiânia procurado pelo crime de lavagem de dinheiro é Victor Hugo Barbosa da Silva (foto em destaque). Ele é alvo da Operação Chiusura, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), desencadeada nessa sexta-feira (28/3). A investigação é contra um grupo suspeito de tráfico interestadual de drogas que ostentava uma vida de luxo, com imóveis e carros de alto padrão.
A Polícia Civil do Distrito Federal cumpriu mandados em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia, Formosa e Águas Lindas.
De acordo com as apurações da PCDF, Victor Hugo, o pai e a madrasta eram responsáveis pela movimentação de recursos milionários. Em uma das contas bancárias, o grupo chegou a movimentar cerca de R$ 300 milhões.
A investigação da Draco também resultou no sequestro judicial de 17 veículos e sete imóveis, incluindo uma residência luxuosa em condomínio fechado, em Goiás. O grupo tinha uma estrutura sofisticada e dividida em núcleos.
O ex-assessor fazia parte do “Núcleo Goiás”. Segundo a corporação, o grupo administrava duas empresas sediadas em Trindade, uma no ramo de transporte de cargas, e outra no comércio de peças automotivas, constituída com documentos falsos.
Coordenada pelo Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) e pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil do DF, com apoio das policiais civis dos estados envolvidos, da Polícia Penal do DF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As medidas são cumpridas no DF, Mato Grosso do Sul, em Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte e Alagoas.
As investigações começaram há um ano e meio, apontam que o grupo era dividido em núcleos: