Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 18 de novembro de 2025

BRASIL: O Palácio do Planalto ligou o alerta com a iminente ordem do STF para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comece a cumprir pena em regime fechado no Complexo da Papuda, em Brasília.
A preocupação de ministros e assessores palacianos é com o timing da decisão. O temor é o de que a prisão de Bolsonaro atrapalhe a indicação de Jorge Messias ao STF pelo presidente Lula.
A previsão de auxiliares presidenciais é a de que, embora já esperada, a prisão de Bolsonaro deve estressar o ambiente político no Senado, trazendo dificuldade adicional para Messias na Casa.
Na semana passada, parlamentares já enviaram uma série de alertas ao governo de que o advogado-geral da União não teria hoje votos suficientes para aprovar sua indicação ao Supremo no Senado.
Um desses alertas, segundo lideranças do Senado, seria o placar apertado com o qual o procurador-geral da República, Paulo Gonet, aprovou sua recondução na Casa, na última quarta-feira (12/11).
Alvo da direita após denunciar Bolsonaro no inquérito do golpe, Gonet aprovou sua recondução por 45 votos a 26 — placar mais apertado da história de um PGR desde a redemocratização.
A previsão no Planalto é a de que Moraes mande Bolsonaro para a Papuda entre o fim de novembro e o início de dezembro, quando a indicação de Messias já deve ter chegado ao Senado.