• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 27 de setembro de 2024

Cepa de Manaus tem ao menos dobro da carga viral, diz Fiocruz

Resultado da análise pode apontar o motivo de a linhagem P1 ser mais contagiosa...


cnn

Publicada em: 27/02/2021 08:09:31 - Atualizado

Uma análise feita com 500 amostras coletadas pelo novo teste de RT-PCR em tempo real para verificar variantes do coronavírus detectou que a linhagem P1, descoberta no Amazonas, tem pelo menos o dobro de carga viral encontrada nas demais.

De acordo com o pesquisador Felipe Naveca, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), responsável pelo estudo, essa é uma possível explicação para que ela seja mais contagiosa que as demais variações do vírus.

Análise foi feita com amostras de linhagens variadas, todas do estado do Amazonas, e o resultado dos testes positivos para a P1 foi comparado com os apresentados pelas demais variantes, em exames feitos entre dezembro de 2020 e o fim de janeiro de 2021.

“Depois de utilizar esse teste de RT-PCR em tempo real, conseguimos mostrar que a carga viral detectável na secreção de nasofaringe de pacientes com a P1 é estatisticamente maior do que a dos pacientes não P1. Talvez essa seja a explicação relacionada à maior transmissão. Pelo menos nos nossos dados, suporte estatístico para isso”, afirma Naveca.

Segundo o pesquisador, em todos os recortes feitos pela pesquisa, seja por sexo ou por faixa etária, foi encontrada o padrão sempre se repetiu. “Se eu tenho maior presença do vírus no trato respiratório superior, provavelmente eu tenho maior chance de transmiti-lo para outras pessoas”, conclui o pesquisador.


Fale conosco