• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Gerentes das unidades de saúde debatem melhorias nos serviços da atenção básica

Programação de metas e fluxogramas de atendimento busca melhorar o acesso da população aos serviços de saúde


SMC

Publicada em: 17/04/2023 11:38:48 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Gerentes das unidades de saúde de Porto Velho se reuniram, na última sexta-feira (14), com a direção do Departamento de Atenção Básica (DAB) e Assessoria Técnica (Astec) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para realinhamento das ações desenvolvidas na atenção primária.

O objetivo principal do encontro foi ouvir os gerentes, apresentar as necessidades da Semusa para juntos reorganizar o processo de trabalho nas unidades. A programação de metas e fluxograma de atendimento busca oferecer, cada dia mais, serviço de saúde com qualidade para a população de Porto Velho.

A atenção básica em Porto Velho é composta por 19 unidades de saúde na zona urbana, 19 na zona rural e ainda 13 postos de saúde em comunidades rurais. A diretora do DAB, Fabíola Barros, explica que são realizadas constantes reuniões online com os gerentes das unidades de saúde para troca de informações e ajustes de trabalho.

“Nossa rede de atendimento é muito ampla e descentralizada, por isso esse diálogo é importante, pois sempre há uma correção de rota para fazer, pensando na qualidade do serviço prestado, tanto para a população quanto para o servidor”.

Sobre o encontro da última semana, participaram apenas os gerentes das unidades localizadas na capital, uma vez que os pontos debatidos são situações que ocorrem na zona urbana.

“O sistema único de saúde é universal, todos podem usufruir. Nossa missão na atenção básica é acolher, atender e referenciar, se for o caso. Sem um acolhimento de qualidade, o usuário pode sentir dificuldade em buscar o atendimento que necessita, devido a dimensão na nossa cidade. Por isso, estamos sempre buscando excelência no nosso trabalho”, declara a diretora.

Gerente da Unidade de Saúde da Família Nova Floresta, Francisco Enivaldo Silva, participou da reunião e pontuou que o encontro foi produtivo. “Esse suporte da gestão e do departamento é muito importante para quem está na ponta. As reuniões técnicas ajudam no direcionamento do trabalho, para o avanço do serviço e para termos uma atenção básica cada dia mais qualificada”.

A secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, participou da reunião e pontuou que a redução de casos da covid-19 permite que as unidades retomem integralmente os atendimentos e as funções ideais e adequadas da atenção básica.

“Esse alinhamento é para que a gente volte à normalidade. A população precisa ser assistida. Salas de vacina, ambulatórios, encaminhamento para especialidades, atenção à saúde da mulher e da criança precisam ser revistas para que possam dar um atendimento melhor à população. Esse é nosso grande propósito e missão, proporcionar um atendimento digno a quem precisa”.


Fale conosco