Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO - A Prefeitura de Porto Velho está ampliando as ações de educação ambiental nas escolas, através do projeto Guardiões do Meio Ambiente, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Desta vez foram atendidos mais de 800 alunos das Escolas Estaduais Murilo Braga, na terça-feira (18), e Orlando Freire, na quarta-feira (19), que receberam as ações do projeto.
A ação faz parte do planejamento governamental do prefeito Hildon Chaves, que apresenta aspectos transversais ao desenvolvimento econômico do município com o implemento da Educação Ambiental nas escolas, bairros e comunidades.
Segundo o prefeito, as ações municipais devem sempre despertar a compreensão e comprometimento com o meio em que vivemos para gerar pertencimento e responsabilidades na minimização e no enfrentamento aos desafios ambientais da atualidade.
O Projeto Guardiões do Meio Ambiente tem como slogan “venha você também fazer parte dessa liga de heróis” e está focado em subsidiar estudantes do ensino médio de Porto Velho, nas redes pública e privada, tendo como objetivo formar multiplicadores capazes de desenvolver atitudes de sustentabilidade socioambiental, visando novos hábitos para a conservação do local onde vivem.
As ações são desenvolvidas através de rodas de conversas, visitas técnicas e da implantação de ecopontos de coleta de resíduos da logística reversa. Esta última atividade executada em parceria com empreendimentos e instituições que trabalham com a destinação correta de diversos materiais recicláveis.
Uma atividade inovadora prevista pelo Projeto Guardiões do Meio Ambiente é a possibilidade dos alunos elaborarem e proporem projetos que podem transformar ambientalmente a sua vida e a da comunidade ao redor.
Segundo a técnica Adirleide Dias, a proposta é contribuir com a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com as principais preocupações ambientais da cidade.
O “Guardiões do Meio Ambiente” é um projeto piloto e atenderá 10 escolas em 2023, podendo ser ampliado em 2024 conforme indicadores de resultados.
"A meta qualitativa estipulada pelo Prefeito Hildon Chaves é incentivar cidadãos a tornarem-se mais sensíveis à causa ambiental, conscientizando-os para o uso racional dos recursos naturais e ampliando o conhecimento sobre as questões ambientais de Porto Velho", finalizou Adirleide.