Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Moradores do distrito de São Carlos participaram, na terça-feira (19), de mais uma atividade em grupo do Programa Hiperdia, que atua na prevenção e tratamento contra hipertensão e diabetes. Um dos pilares do programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), é conscientizar sobre a importância da alimentação saudável e atividades físicas com foco na saúde e bem-estar dos pacientes.
A ação foi executada pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família de São Carlos e reuniu cerca de 60 pessoas. A equipe ofereceu testes de glicemia, aferição da pressão arterial, renovação da receita médica e prática de exercícios físicos.
Além disso, os participantes receberam orientações sobre a importância de manter uma rotina saudável, o uso correto das medicações, dicas sobre o controle da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue e alertas sobre os cuidados e higienização.
A gerente da USF São Carlos, Carla Alessandra Neves, ressalta a importância da ação e reforça que encontros como estes são fundamentais para o diagnóstico precoce e promoção de qualidade de vida para os portadores da doença.
“A ação teve como principal objetivo orientar sobre medidas de prevenção para um tratamento eficaz e não tardio, além de garantir medidas e orientações para uma melhor qualidade de vida dos nossos pacientes. O foco também é firmar laços entre o paciente e a equipe de saúde, promovendo o controle da diabetes e da hipertensão, evitando assim, futuras complicações provenientes das doenças”, relata a gerente.
Para Edmar Alves, de 43 anos, “a ação é muito importante para nós que somos diabéticos e hipertensos, porque com as informações e orientações que são passadas conseguimos fazer escolhas mais saudáveis no nosso dia a dia. Tenho diabetes e sou hipertenso há mais de 10 anos, faço meu acompanhamento aqui na unidade de saúde de São Carlos, a equipe desenvolve sempre um ótimo trabalho”, relata o paciente.
COMO FUNCIONA?
Em Porto Velho, ações de cuidado e tratamento à doença são feitas através do Programa Hiperdia, disponibilizado em todas as unidades de saúde da rede municipal. Segundo o Departamento de Atenção Básica (DAB), aproximadamente 29 mil pessoas são acompanhadas pelo serviço.
A coordenadora do Programa Hiperdia em Porto Velho, Soraya Dalboni, explica que além das atividades em grupo, realizadas periodicamente, também são desenvolvidos, constantemente, atendimentos individuais como consultas médicas, distribuição de medicamentos e orientações voltadas à promoção da saúde deste público.
“Além dos encontros coletivos, realizados mensalmente, as unidades de saúde ofertam rotineiramente atendimentos de prevenção e promoção à saúde desses pacientes diabéticos e hipertensos. Essas ações são de suma importância, uma vez que tais doenças trazem altos riscos à saúde da população. A partir do momento que os usuários participam dessas atividades, eles são estimulados para uma melhor qualidade de vida”, destaca a coordenadora.
Os interessados no atendimento podem comparecer à unidade mais próxima de sua residência portando os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS, comprovantes de residência, receita e laudo médico que ateste a condição de saúde.