Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Com objetivo de fortalecer a agricultura familiar no município, o programa Procafé, implantado pela Prefeitura de Porto Velho no início da atual gestão, em 2017, já está rendendo muitos frutos. Exemplo disso é o agricultor Joeliton Alves Gonçalves, que conseguiu colher 160 sacas do produto.
Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Joeliton recebeu 3 mil mudas de café no ano de 2018, para cultivar em sua propriedade. Com muito esforço, trabalho e dedicação, o produtor da agricultura familiar conseguiu colher 160 sacas, que juntas totalizam 4.800 quilos.
Joeliton é proprietário de uma área no ramal do Quatro Olhos, nas imediações do quilômetro 114 da BR-319, sentido Humaitá (AM). Ele faz parte de um grupo de 1.040 produtores rurais de Porto Velho, que aceitaram a ajuda da Prefeitura e foram beneficiados pela distribuição de mudas do Procafé.
INVESTIMENTO
A Semagric informa que o município investiu cerca de R$ 3 milhões na aquisição de 2,3 milhões de mudas para distribuir aos agricultores, com objetivo de fomentar a agricultura familiar, melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias que moram no campo e sobrevivem do cultivo da terra.
Mas não é só isso. Na hora de realizar o transporte das 160 sacas de café, Joeliton recebeu outra importante ajuda da Prefeitura, por meio da Semagric, que providenciou um caminhão para realizar o escoamento dos produtos. Desta forma, o município evitou que boa parte dos valores fossem gastos com frete, fazendo com que o dinheiro apurado rendesse ainda mais.
A colheita realizada por Joeliton e outros produtores rurais que acreditaram no Procafé, de acordo com técnicos da Semagric, é uma prova de que o resultado do investimento feito pela Prefeitura valeu à pena, pois já está voltando para os próprios agricultores e para o município. É um projeto que o produtor da agricultura familiar merece.
BALANÇO
Graças ao apoio da Prefeitura, o plantio do café deu um grande salto nesses últimos oito anos em Porto Velho e se expandiu para localidades rurais nos distritos de Rio Pardo e União Bandeirantes, por exemplo.
Com isso, a colheita passou de 4.330 toneladas em 2022 para 10.061 toneladas em 2023, ou seja, 132% a mais. Já a área plantada saltou de 2.150 hectares para 3.640, representando um crescimento de 70%.
Além do café, a gestão municipal vem apoiando diversos outros setores da produção agropecuária, a exemplo do plantio de macaxeira, banana e melancia. Através da Semagric, o Município fornece assistência técnica, orientações, transporte e realiza e apoia eventos (como dia de campo) para fortalecer o setor produtivo.