Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO: O Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura – DNIT, abriu o processo licitatório que irá contratar a empresa responsável pela elaboração do projeto e execução da obra de reforma do Porto do Cai N'água, em Porto Velho (RO).
Esquecido, o Porto do Cai N'água recebe milhares de pessoas por dia que navegam pela Hidrovia do Madeira, além de embarque e desembarque de cargas valiosas, porém, ao longo dos últimos anos ganhou o apelido de “Portal da Imundície”.
Com essa obra, a plataforma instalada na marfem do rio Madeira deverá voltar a ser utilizada, isso além dos serviços de reparo, pintura, avançamento, entre outros pontos que colocaram a licitação em um valor inicial de R$ 27.557,645,83.
Uma conquista da associação que representa os ex-ferroviários e que defende o patrimônio histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, essa obra impulsionará o turismo e comercio entre as comunidades que vivem à margem do rio Madeira.
“Foi uma luta intensa em Brasília para que essa obra fosse iniciada, isso porque a responsabilidade Porto do Cai N'água é do DNIT em Manaus, o que dificultou muito todo o processo”, afirmou George Teles, presidente do sindicato dos ex-ferroviários.
Caso não aconteça nenhum problema, a obra deve iniciar ainda esse ano e será concluída em 2025.