• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 1 de outubro de 2024

"Vamos emprestar o dinheiro dos royalties das usinas aos pequenos empreendedores", diz Célio Lopes

Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta terça-feira...


RONDONOTICIAS

Publicada em: 01/10/2024 15:48:16 - Atualizado

Foto: Divulgação

PORTO VELHO, RO: Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta terça-feira (1) o candidato a prefeito de Porto Velho, Célio Lopes (PDT), que falou sobre as sua trajetória, motivações e propostas para o comando da Prefeitura da capital, situada no Prédio do Relógio, a partir de 2025.

De origem humilde, filho de pescador, Célio Lopes faz questão de destacar de onde veio,  que, acordo com ele, tornam sua visão mais alargada e o valor de  suas conquistas pessoais e profissionais ao longo dos anos a sua maior virtude: vencer a pobreza em uma cidade com poucas oportunidades.

"A maior característica que eu tenho é vir da família humilde e ter vencido na vida, estudado, me formado e ser dono de um bem sucedido escritório de advocacia. Eu morei na invasão, do bairro Esperança da Comunidade, eu sei o que é morar em uma casa de chão batido, parece que os gestores têm raiva de pobre. A gente precisa valorizar quem mais precisa, principalmente nos bairros mais distantes", disse Célio Lopes.

A valorização do empreendedorismo e a atenção ao primeiro emprego também integram a pauta de ações prioritárias de Célio Lopes, que afirmou tomar como a sua primeira medida a criação de 500 vagas de contratação para jovens aprendizes atuarem no âmbito do Poder Executivo Municipal.

"Eu sou pai, a gente precisa de politica publica, pega os royalties das usinas e disponibiliza para microcréditos aos pequenos empreendedores, a prefeitura de Porto Velho é a única que não tem vaga para jovem aprendiz entre todas as capitais brasileiras, isso é um descaso com o jovem do primeiro emprego. A escolas fundamentais também precisam ser estruturadas, é inaceitável termos escolas públicas com estrutura física do século passado", reclamou Célio Lopes.

A criação da Guarda Municipal também integra o plano de ação de Célio Lopes para combater o avanço da criminalidade em Porto Velho, questão que o candidato reconhece não ser de competência da municipalidade, mas que não pode ser desconsiderada pelo prefeito pois envolve diretamente a vida dos cidadãos.

"Eu não posso ser um prefeito omisso, porque não adianta eu reformar uma praça e no dia seguinte ela estar tomada pela criminalidade. O meu papel como prefeito de Porto Velho é proteger as famílias, por isso vamos criar o programa Apoie, que vai dar suporte jurídico e psicológico às vitimas de violência, além de instituir a Guarda Municipal armada, isso apenas para começar as medidas de combate à violência que assola a nossa cidade", se comprometeu Célio Lopes.

O candidato do PDT garantiu que inicialmente é necessário fazer da prefeitura de Porto Velho um exemplo em todos os aspectos, para que seja iniciada uma revolução, tanto na infraestrutura, mas também na forma de cuidarmos de Porto Velho.

"Hoje nós temos cerca de vinte prédios abandonados e gastamos milhões por mês, vou construir um CPA Municipal moderno, com energia solar, porquê a prefeitura precisa dar o exemplo de casa, hoje você anda avenida Sete de Setembro inteira e não encontra um cesto para jogar o lixo, isso é uma questão de vergonha. Ter uma cidade sustentável é fazer com que as politicas publicas do meio ambiente andem juntas com as politicas de avanço da cidade", disse Célio Lopes.

A gestão da saúde em Porto Velho é um ponto importante, onde Célio Lopes afirma que irá fazer uma ampla ação de infraestrutura dentro das UPAs de Porto Velho, além de buscar a municipalização da água tratada.

"Você não ter um prefeito que encare a água tratada em sua torneira como uma questão de saúde pública é uma vergonha. Nós vamos municipalizar o saneamento de Porto Velho, essa responsabilidade é do município e só está outorgada pelo Governo do Estado. Eu não posso varrer a casa do outro se eu não consigo limpar a minha casa. Primeiro vamos reformar as UPA's e equipá-las, tem gente prometendo hospital em um ano, sem olhar para a situação critica da saúde de Porto Velho", enfatizou.

Diante da estupenda audiência do programa A Voz do Povo, Célio fez um compromisso de ser um prefeito diferente. Como jovem e gestor com capacidade comprovada, quero fazer da minha cidade, um cidade moderna, digna de seu povo, finalizou.


ACOMPANHE A ENTREVISTA COMPLETA AQUI: 



Fale conosco