Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
RONDÔNIA: Constitucionalmente de competência do Executivo Estadual, a segurança pública no perímetro urbano e rural do município de Porto Velho permeou o debate eleitoral entre os candidatos à prefeitura no pleito 2024.
Atendendo um clamor social, os candidatos Benedito Alves (SD), Mariana Carvalho (UNIÃO), Léo (PODE), Euma Tourinho (MDB), Célio Lopes (PDT) e Ricardo Frota (NOVO), se comprometeram com uma pauta comum: a implementação da Guarda Municipal armada, ainda no primeiro ano de mandato.
Apenas o candidato da REDE, Samuel Costa, não assumiu esse compromisso, afirmando que a Guarda Municipal não é pauta de primeira ordem no mandato, mas sim, as políticas sociais que impedem o avanço da criminalidade nas áreas mais pobres da cidade.
Porém, a criação da Guarda Municipal exige complexidades que podem travar a sua implementação de forma tão repentina como prometida pelos candidatos. É necessário a abertura de um concurso público para selecionar os agentes, além das estruturas de base para os cursos de formação desses servidores.
Além disso, o orçamento municipal precisará ser reajustado, fazendo com que o futuro prefeito retire investimentos de outros setores, o que pode causar rejeição por parte de quem perder o benefício público.
Porém, os candidatos afirmaram que nenhum desses problemas será empecilho para a criação dessa mais nova instituição de segurança pública em Rondônia. Em um mundo onde tudo é gravado, registrado e arquivado, vai ser impossível o prefeito eleito fugir desse compromisso.