Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 23 de dezembro de 2024
PORTO VELHO - RO - A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), em ação conjunta com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEDAM), deflagrou nesta segunda-feira (23/12) a Operação Citrus Cinensis. A operação visa desarticular uma organização criminosa atuante no setor madeireiro, envolvida em crimes ambientais, crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro.
As investigações apontam que os suspeitos fraudavam o Sistema de Documento de Origem Florestal (SisDOF), ferramenta utilizada para monitorar o transporte e armazenamento de produtos florestais. O esquema visava legitimar madeira extraída ilegalmente, proveniente de áreas de preservação permanente e unidades de conservação, utilizando movimentações fictícias de volumetria, inserção de dados falsos no sistema, além de empresas de fachada e “laranjas” para dificultar a fiscalização e o rastreamento das operações.
Durante a operação, foram cumpridas 16 medidas cautelares de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Cujubim, Alto Paraíso e Machadinho D’Oeste, em Rondônia, e no município de Cruz do Espírito Santo, na Paraíba. A ação mobilizou cerca de 120 agentes, contando com o apoio da Polícia Civil do Estado da Paraíba, Sedam e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPA).
O Delegado-Geral da Polícia Civil de Rondônia, Dr. Samir Abboud, reforçou o compromisso da instituição com a preservação ambiental:
“A preservação ambiental é um dever de todos. Não mediremos esforços para combater crimes que ameaçam nossas riquezas naturais e comprometem o futuro das próximas gerações.”