• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 11 de janeiro de 2025

Sem validade, radares ativados por gestão Hildon não podem aplicar multas

De acordo com o secretário da SEMTRAN, ele detectou ausência de validação nos radares


Redação

Publicada em: 11/01/2025 08:55:13 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Ativados no final do mandato do ex-prefeito Hildon Chaves (PSDB), os quinze radares espalhados pela cidade de Porto Velho não irão aplicar multas até que a Secretaria Municipal de Trânsito - SEMTRAN realize as necessárias adequações de velocidade permitida e sinalização de aviso de funcionamento dos equipamentos.

Esse debate dos radares foi levantado por alguns vereadores que se mobilizarem contrários aos radares que estão dispostos em locais sem qualquer informação aos motoristas, e que poderiam servir apenas de arrecadadores de dinheiro às custas do "arrocho" da população.

Em contato com a reportagem, o secretário de trânsito Iremar Lima afirmou que por determinação do prefeito Léo Moraes (PODE) realizou uma fiscalização que constatou problemas relacionados à aferição dos equipamentos, que poderiam não estar devidamente calibrados, fato que anulou todos os laudos existentes.

"Quando eu cheguei na secretaria percebi que havia um problema na questão da validação dos radares, que é uma norma técnica que tem que colocar no site da SEMTRAN as informações da aferição do equipamento, fato que anulou todos os outros laudos, motivo pelo qual estamos trabalhando para entregar os radares de forma funcional e positiva à sociedade", disse Iremar Lima.

A velocidade máxima em alguns pontos da cidade também será alterada, já que atualmente todos esses pontos possuem o limite de 40 Km/h. O secretário de trânsito alegou que alguns estudos apontaram que os motoristas estariam transitando a 20 Km/h em via pública por receio de serem multados.

"Aproveitamos essas alterações para analisar a questão da velocidade, que em alguns pontos onde os radares estão colocados serão de 50 Km/h ou 60 Km/h", declarou o secretário Iremar Lima.

Os radares já deverão ser ativados novamente, com as devidas alteração até o início do mês de fevereiro.


Fale conosco