• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 15 de fevereiro de 2025

Visitas à Hidrelétrica Santo Antônio são retomadas em Porto Velho após período de suspensão

Passeio turístico na usina hidrelétrica retoma as atividades neste sábado (15) e domingo (16), com novidades...


SMC

Publicada em: 14/02/2025 18:01:10 - Atualizado

Foto: Assessoria

PORTO VELHO, RO: Fruto da parceria da Prefeitura de Porto Velho, por meio Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), com a Hidrelétrica Santo Antônio, do grupo Eletrobras, o Circuito Energia retoma as visitas turísticas gratuitas à Hidrelétrica Santo Antônio, 4ª maior geradora de energia hídrica do país. Desde 2012, mais de 23 mil pessoas conheceram a Hidrelétrica Santo Antônio em visitas turísticas e institucionais.

A inscrição para o passeio é feita no site da usina (https://santoantonioenergia.com.br/turismo/) que levará o usuário à página dos ingressos gratuitos, devendo o visitante selecionar o dia e a hora que pretende fazer a programação. O embarque no ônibus é feito no Memorial Rondon.

Realizada aos sábados e domingos, a visita panorâmica acontece em dois turnos: pela manhã e à tarde, com duração de duas horas. O passeio é conduzido por uma dupla de monitores de turismo treinados. O trajeto é feito em ônibus de turismo com ar-condicionado, e podem participar pessoas maiores de 14 anos.

ROTEIRO

A visita panorâmica pelos três quilômetros de barragem começa no novo Mirante com uma vista privilegiada da usina. Deste ponto elevado, é possível ver o reservatório e o rio Madeira, tendo Porto Velho no horizonte para completar a paisagem. O roteiro inclui também conhecer os vertedouros, o extravasor de troncos, por onde as madeiras descem e seguem seu fluxo natural pelo rio, e mais uma parada na margem esquerda do Madeira, onde é possível avistar Porto Velho ao longe, contemplar o rio e garantir lindas fotos da visita.

Após o tour no ônibus pelo Grupo Gerador 1, onde foram instaladas as oito primeiras turbinas, a próxima parada é no Sistema de Transposição de Peixes (STP). No Mirante do STP, um totem traz informações sobre o canal por onde os peixes migradores transpõem a barragem e nadam rio acima para se reproduzirem. E a mais esperada atração da visita: a escultura de uma pirarara de dois metros para registrar uma boa lembrança do passeio.


Fale conosco