Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 4 de julho de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta sexta-feira (4) recebeu o presidente da Federação do Comércio de Rondônia, Raniery Coelho, que falou sobre as suas ações à frente da entidade.
De acordo com Raniery Coelho, o estado de Rondônia está vivendo um bom momento em sua saúde financeira, o que faz bem para o comércio. Porém, é natural que uma parcela dos empreendedores não avance com seus projetos, isso por conta da falta de capacitação.
Para ele, o sistema SENAC e SENAI, que integram a Federação do Comércio, tem justamente essa função: aproximar os cidadãos, através da capacitação, às vagas de empregos disponíveis em Rondônia.
“Um dos primeiros fatores é que o empresário faz a diferença, e se tiver o apoio do governo, isso alavanca a economia. Infelizmente, algumas empresas não crescem, mas a grande maioria está fazendo o seu papel. Aqueles que acreditam em nosso estado estão de parabéns”, disse Raniery Coelho.
Ele ressaltou que o SENAC vem há décadas qualificando mão de obra em alto nível para o comércio e indústria em Rondônia.
“Através do SENAC, nós qualificamos milhares de pessoas entre trabalhadores e pessoas não pertencentes ao comércio, aumentando assim o emprego e renda. Temos um programa em parceria com o Governo do Estado onde é feito um trabalho de capacitação e qualificação, o que garante melhor qualidade de renda e vida”, falou Raniery Coelho.
O presidente da Fecomércio ainda lamentou o fato de existirem cidadãos que preferem viver de benefícios do Estado ao invés de buscarem capacitação.
“Tem pessoas que não querem se qualificar devido a alguns benefícios do Governo. As pessoas acabam se acomodando, mas graças a Deus nós temos no SENAC um grande número de pessoas que desejam aprender algo sobre o comércio e indústria na busca de mudar de vida”, comentou Raniery Coelho.
Com relação aos empregos, ele destacou que a grande maioria das vagas está nos supermercados e grandes redes atacadistas que se instalaram em Porto Velho, além da grande rede de serviços.
“As vagas formais estão nos grandes atacadistas, nas lojas de serviço, lojas de cama, mesa e banho. Os carros-chefes de contratação são esses. A participação da federação, através do SENAC, é qualificar a mão de obra para se enquadrarem nos chamamentos dessas grandes redes”, relatou Ranieri Coelho.
A pesca como fomento de turismo vem sendo uma pauta prioritária da Fecomércio, e de acordo com Raniery Coelho, já vem sendo tratada com os prefeitos de cidades com potencial para essa vertente do comércio.
“Agora mesmo, a federação está no interior do Estado, fazendo tratativas com cidades que têm potencial para se tornarem municípios da pesca. Rondônia tem toda a estrutura para recepcionar essa clientela, lembrando que o pescador vem de qualquer parte do mundo se tiver peixe”, argumentou Raniery Coelho.
Por fim, ele destacou a importância da legalidade entre o setor empresarial, o que ele garante ser o vetor de uma disputa leal.
“A ilegalidade prejudica todas as ações. Apesar de Rondônia estar em um bom momento, a gente tem que pensar nas pessoas que estão trabalhando dentro da legalidade e concorrendo com empresas fora da legalidade. O que desejamos é sempre a concorrência justa”, finalizou Ranieri Coelho
Confira A Voz do Povo: