Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 3 de outubro de 2025
PORTO VELHO-RO: Porto Velho completou nesta quinta-feira (2), 111 anos de fundação, mas o aniversário da capital rondoniense foi marcado mais pela lista de pendências históricas. A cidade ainda amarga os piores índices de saneamento básico do Brasil, com cobertura mínima de água tratada e rede de esgoto quase inexistente — um retrato que mais se aproxima de países de baixa renda do que de uma capital estadual.
O atraso estrutural de demandas acumuladas ao longo de administrações desastrosas, se reflete também em outros setores essenciais. A população convive diariamente com falhas na saúde pública, altos índices de criminalidade e a falta de mobilidade urbana eficiente. Situações que comprometem a qualidade de vida e limitam as perspectivas de desenvolvimento.
Outro gargalo que atravessa décadas é a regularização fundiária. Estima-se que mais de 100 mil propriedades, tanto na área urbana quanto rural, aguardem por segurança jurídica. Essa indefinição trava investimentos, dificulta acesso a crédito e mantém milhares de famílias em situação de incerteza.
Mesmo diante dos números desfavoráveis, há uma expectativa de que os próximos anos tragam soluções mais concretas. Porto Velho chega ao seu 111º aniversário com a pressão da sociedade civil, por melhorias significativas na saúde, na segurança pública e nos direitos básicos que nunca chegam.