Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 25 de novembro de 2025

PORTO VELHO (RO) - Frequentadores do Porto Velho Shopping foram surpreendidos neste último fim de semana ao presenciarem um cidadão passeando com um cachorro de grande porte circulando livremente pelos corredores do centro de compras. O animal, que estava sem focinheira, acabou assustando clientes, especialmente crianças e idosos.
Entre os que testemunharam a situação estava o advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, que alertou para os riscos de um animal desse porte permanecer em um ambiente fechado, movimentado e sem os equipamentos obrigatórios de segurança.
“É necessário que a direção do Porto Velho Shopping se atente para essa questão, pois o cachorro estava avançando em cima das pessoas. É inaceitável esse tipo de situação”, relatou Arimar.
A presença de um animal sem controle dentro de um estabelecimento privado de grande circulação levanta questionamentos sobre a anuência da administração do empreendimento, que tem o dever de garantir a segurança dos clientes.
Mesmo que alguns shoppings permitam a entrada de pets, a maioria estabelece regras claras: uso obrigatório de guia, focinheira para cães de grande porte ou considerados de risco, além da responsabilidade do tutor em manter o animal sob controle total.
Permitir que um cão desse porte circule sem focinheira e sem supervisão adequada pode configurar falha no protocolo interno de segurança, expondo frequentadores a riscos previsíveis e evitáveis.