Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 25 de abril de 2025
O influenciador digital Felipe Neto virou réu em um processo por injúria e difamação movido pela deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC). A parlamentar é uma das principais representantes do bolsonarismo no Congresso.
A 41ª Vara Criminal da Capital do Rio de Janeiro aceitou a queixa-crime da parlamentar, atendendo a uma recomendação do Ministério Público estadual, já que Neto e Zanatta não chegaram a um acordo judicial, informou a Istoé nesta quarta-feira, 23.
A ação teve origem em uma publicação feita por Felipe Neto nas redes sociais em junho de 2024. Na ocasião, o youtuber comentou o uso recorrente de uma tiara de flores por Zanatta, sugerindo que o acessório seria associado, por algumas pessoas, à simbologia nazista.
Neto apontou que a deputada deixou de usar a tiara ao discursar no Parlamento Europeu, o que, segundo ele, seria "curioso". "A tiara de flores na cabeça é tida por muita gente como um símbolo de apologia ao nazismo (...) olha só que curioso, ela tirou quando foi falar no parlamento europeu".
Zanatta entendeu a fala como ofensiva. A deputada alegou que o influenciador pretendia "macular" sua imagem pública e que a tiara é sua marca registrada desde a campanha de 2022.
A defesa de Júlia Zanatta reforçou na ação que o adereço não possui qualquer conotação ideológica e que a acusação feita por Felipe Neto nas redes sociais foi leviana e difamatória.
À IstoÉ, a defesa de Felipe Neto afirmou que ele segue confiante na Justiça. “Em sua manifestação, o juiz se limitou a estabelecer que o mérito da causa será analisado ao final do processo, depois que as partes tiverem apresentado todas as suas provas”, acrescentou. O Terra também procurou a equipe do influenciador e aguarda retorno.