• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 23 de setembro de 2024

Cantora Luísa Sonza é chamada de ‘vitimista’ após retratação em caso de racismo

Cantora reconheceu erro, mas citou racismo estrutural em retratação; público não gostou


emoff

Publicada em: 06/10/2022 11:29:55 - Atualizado

A cantora Luísa Sonza usou suas redes sociais nesta quarta-feira (05) para se pronunciar oficialmente sobre o processo no qual foi acusada de racismo. Ela publicou um texto de retratação pedindo desculpas para a advogada Isabel Macedo, responsável pela denúncia. A famosa foi denunciada após ter pedido um copo de água à profissional em uma festa, acreditando que ela funcionária do hotel.

No texto publicado nas suas redes sociais, Luísa Sonza diz que em nenhum momento teve a intenção de ofender a advogada, mas reconhece que agiu de maneira desrespeitosa. A cantora cita ainda que apenas reproduziu o racismo estrutural. As falas da loira, porém, não foram bem-vistas por parte dos seguidores, que criticaram a posição da famosa e alegaram um possível “vitimismo”.

“Racismo estrutural não significa racismo ‘sem querer’. Se um ato racista seu constrangeu uma pessoa negra, você foi racista. Ponto. Assumir responsabilidades é só o começo e nem isso você consegue”, detonou um seguidor no Twitter. “Não entendi se o texto é de retratação ou se você tá culpando a sociedade e se dizendo vítima também”, respondeu outro, na mesma rede social.

“A culpa não é minha, é do racismo estrutural. Sou tão vítima quanto ela… e aproveito este espaço pra dar lição de moral na sociedade. Ah, toma vergonha”, criticou um internauta. “Falar ‘racismo estrutural’ entra na cabeça de vocês como ‘eu fui MEIO racista, mas não sou racista não em, foi pela estrutura vcs que entenderam errado’, chacota”, reclamou outro.

O que disse Luísa Sonza?

“Acerca dos fatos narrados no processo, que ocorreram no dia 22/09/2018, no Restaurante Pousada Zé Maria, eu reconheço que a maneira com que me dirigi a Sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção. Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural”, começou o texto.

“Venho também registrar que, na publicação do dia 07/09/2020, não quis me referir à Sra. Isabel como mentirosa, como também a minha assessora não teve tal intenção na publicação do dia 18/09/2020. As referidas publicações foram em defesa às informações que eram divulgadas pela mídia de forma distorcida dos fatos narrados no processo”, explicou.




Fale conosco