Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
O Cruzeiro enfrenta o Racing, neste sábado (23), pela grande final da Copa Sul-Americana, em Assunção, no Paraguai, às 17h (de Brasília). Além de valer o título inédito, a decisão também é importante para a Raposa por marcar a volta do clube mineiro a uma final continental após 15 anos.
A última vez que o Cruzeiro disputou um título sul-americano foi em 2009. Na ocasião, a Raposa pegou o Estudiantes, da Argentina, na decisão da Libertadores. E a lembrança não é das melhores.
Após um empate em 0 a 0 fora de casa, o Cruzeiro só precisava de uma vitória simples no Mineirão para ficar com o título. Quando o volante Henrique abriu o placar para o time celeste, já no segundo tempo, parecia que a taça iria mesmo ficar com o Cabuloso, no entanto, o Estudiantes virou, com gols de Gastón Fernández e Mauro Boselli, venceu por 2 a 1 e levantou o troféu da Liberta pela quarta vez.
Apesar de não ter sido protagonista em competições continentais nos últimos anos, o Cruzeiro é um dos times brasileiros que mais vezes disputou finais sul-americanas. Esta será a 16ª decisão que a Raposa jogará, ficando atrás apenas do São Paulo, que tem 18 finais ao longo da história.
O título de campeão da Copa Sul-Americana teria um gosto especial para o Cruzeiro. Além de ser uma conquista inédita, a taça se tornaria um símbolo da volta por cima dada pelo clube após anos de sofrimento.
Em 2019, a Raposa foi rebaixada para a Série B do Brasileirão, e por lá permaneceu por três anos (2020, 2021 e 2022). O clube voltou para a elite no ano passado e agora luta para retomar os tempos de glória.