Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 4 de maio de 2025
BRASIL: Em seis anos de Flamengo, Gabriel Barbosa se tornou o sexto maior artilheiro da história do clube, com 161 gols e 13 títulos com a camisa rubro-negra, sendo protagonista em muitos deles, especialmente na final da Libertadores de 2019 em que marcou os dois gols da vitória contra o River Plate. Após uma passagem decepcionante pelo futebol europeu, o Flamengo reergueu e reconstruiu a carreira de Gabigol, que deixou o clube no início desta temporada como ídolo da torcida rubro-negra.
Neste domingo (4), no Mineirão, será o primeiro reencontro entre o atacante e o antigo clube. Diante da dolorosa despedida, Gabigol saiu do Flamengo criticado pelo desempenho em 2024, ano em que perdeu a titularidade no clube sob comando de Tite. No entanto, na reta final do campeonato, ganhou chances com Filipe Luís, e foi decisivo na final da Copa do Brasil, no qual marcou dois gols na ida contra o Atlético Mineiro.
As lembranças do passado podem refletir nas decisões atuais do atacante, que se vê com dificuldades para se firmar como titular do Cruzeiro. Gabigol tem ganhado oportunidades, sobretudo, em partidas da Sul-Americana e da Copa do Brasil, sendo titular em boa parte do Campeonato Mineiro. Ele marcou sete vezes pelo novo clube em 15 partidas, apenas um gol no Brasileirão.
Às vésperas de enfrentar o ex-clube, o atacante foi alvo de elogios do técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim. O jogador voltou a ser titular na vitória de 2 a 0 sobre o Vila Nova, pela Copa do Brasil, em uma posição diferente da qual está acostumado, mais recuado como meia-atacante, e deu uma assistência.
“Apesar de não estar jogando sempre, ele tem mostrado uma atitude muito importante com o grupo. Está bem integrado, muito comunicativo e isso nos satisfaz. Ele sabe que vem aumentando os seus níveis de intensidade”, disse o treinador.
Kaio Jorge, titular do ataque no Cabuloso, que também chegou nesta janela de transferências, marcou cinco vezes pelo clube em 11 jogos, sendo os dois gols na vitória contra o Vila Nova. Na partida de quinta-feira (1º), Leonardo Jardim conseguiu usar um esquema que encaixasse os dois atacantes, e esta pode ser uma realidade da escalação titular, caso o bom desempenho se repita nas próximas partidas.
Por meio das redes sociais, Gabriel Barbosa celebrou a vitória e o bom jogo. Ele publicou um trecho de Uma Bela Cigana, música feita pela ‘Torcida Fanáti-Cruz’, organizada do clube mineiro que celebra as conquistas do Brasileirão e da Copa Libertadores.
Neste domingo (4), Cruzeiro e Flamengo se enfrentam no Mineirão, às 18h30, pela sétima rodada do Brasileirão. O Cabuloso está na quarta colocação, com três vitórias em seis jogos e dez pontos marcados. Já o Rubro-Negro é líder do campeonato e está invicto. São quatro vitórias e dois empates, sendo o melhor ataque com 15 gols e a melhor defesa com apenas dois gols sofridos. Gabigol e companhia terão a missão de “estragar” a campanha perfeita do clube carioca até aqui.